ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE POSSE
COL. EST. MAL. HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO
NOVA ROMA - GOIAS
PROJETO SARAU,
UMA PLURALIDADE NA LEITURA
JUSTIFICATIVA:
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça."
(Maria Dinorah)
Falar, ouvir, ler e escrever em linguagem verbal e não verbal faz parte do dia-dia de qualquer pessoa que tenha a intenção de se comunicarmos mais diferentes contexto e circunstancias. Aguçar a imaginação, aflorar emoções, informar, pretender a atenção, estimular o espírito critico, contribuir para a formação dos alunos para o prazer do novo e do lúdico e a finalidade deste projeto. Para dar conta desses desafios e para ler com prazer elaborarmos ações que ora envolvera a participação de todos na escola. E tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Sarau de Leitura” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de texto. Denominado “Sarau de Leitura”, o projeto constitui-se basicamente no incentivo da leitura, escrita e criatividade dos estudantes, por meio da utilização de poesia, seminário, júri simulado, dramatizações, peças teatrais, danças, festival de musicas e etc., juntamente com um livro de literatura e um caderno de registros. Além disso, o estudante deverá preparar de forma criativa, uma apresentação desse livro para socializar suas aprendizagens com a turma.
PUBLICO ALVO: Alunos de todas as turmas.
OBJETIVO GERAL:
Oferecer subsídios para um ensino que permita aos estudantes o uso eficaz da leitura e produção de textos e dos benefícios decorrentes dessas pratica como a diminuição do fracasso escolar e a possibilidade efetiva do exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Organizar um trabalho participativo de modo a propiciar reflexões sobre o uso da língua.
· Ampliar o repertorio dos alunos acerca dos gêneros textuais e o domínio de recursos lingüísticos.
· Reorganizar atividades propostas que promovam um contato maior com os mais diferentes gêneros e suportes.
· Ler, identificar, produzir textos em situações reais, considerando sua finalidade, os possíveis leitores.
CONTEUDOS:
· Poesias dramatizadas;
· Recital de poesias;
· Propaganda de livro;
· Danças culturais;
· Poesias com humor;
· Happy com a nova ortografia;
· Tabuada cantada;
· Biografia de autores Brasileiros e Caricatura;
· Musicas dramatizada;
· Teatro;
· Parodia;
· Seminário;
· Cinema;
· Festival d musica
· Júri simulado;
METODOLOGIA:
· Realizar saraus periódicos na escola como estratégias para atrair os alunos valorizando os talentos culturais presentes na comunidade.
· Mapear os grupos e convidá-los a participar.
· Selecionar livros da biblioteca da escola para que os alunos leiam e possam apresentar.
· Deixar os alunos a se expressarem nas suas diferentes linguagens, sobre o tema do sarau.
· Selecionar poemas com interpretações.
· Desenhar caricaturas de renomes na literatura brasileira.
· Reservar um momento para execução de filme.
· Convidar alunos para apresenta musicas observando a letra.
· Criar desafios a partir de poemas rimas e entonação.
· Convidar alunos a criar grupo de teatro e montarem peças e enquetes inspirados no tema do sarau.
· Incentivar o trabalho em equipe a auto organização, ética e solidariedade.
· Descontrair e resgatar a cultura, o sarau que é também uma oportunidade de conhecer melhor o universo dos alunos.
· Promover a autogestão, deixando que o responsável de cada oficina, organize e providencie o material necessário.
· Garantir a participação efetiva e motivar os mais tímidos na execução das tarefas.
· Fazer o registro das atividades do Sarau.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Um mês
AVALIAÇÃO:
Será feita através da participação efetiva de todos.
RELATÓRIO DO PROJETO SARAU DE LEITURA
Durante o primeiro bimestre de 2011 foi trabalhado no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, um projeto sobre leitura com o seguinte tema: Sarau – Uma Pluralidade na Leitura. O principal objetivo desta iniciativa foi aguçar despertar, informar e estimular a leitura através de livros, apresentações, oficinas, etc.
Das ações idealizadas e planejadas, a culminância do projeto se concretizou no dia 18 de Abril, Dia do Livro, com diversas atividades tais como:
· Declaração de poemas;
· Poesia dramatizada;
· Propaganda do Livro;
· Festival de música (espanhol, gospel, popular e sertanejo);
· Dança;
· Poesia com humor (Patativa do Assaré);
· Júri simulado (Matrizes do dia-a-dia);
· Seminário (Pré-Modernismo / Semana da Arte Moderna);
· Peça teatral (A Negrinha de Monteiro Lobato);
· Biografias, com caricaturas;
· Paródia;
· Happy das Propriedades;
· Sessão de Cinema.
Considerando-se a proposta, foram atingidos os objetivos específicos tais como as habilidades de leitura e escrita bem como a possibilidade de discussão aberta sobre os mais diversos temas explorados e mencionados neste relatório. Diante do exposto acima a escola juntamente com alunos e professores empenharam com grande esforço para que este projeto tivesse um bom êxito.
um projeto lindo motivador
ResponderExcluir