quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto Sarau de Leitura









 
                                               ESTADO DE GOIÁS
                             SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
                 SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE POSSE
          COL. EST. MAL. HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO
                                             NOVA ROMA - GOIAS


  PROJETO SARAU,
 UMA PLURALIDADE NA LEITURA

JUSTIFICATIVA:
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça."
                                                                                  (Maria Dinorah)
Falar, ouvir, ler e escrever em linguagem verbal e não verbal faz parte do dia-dia de qualquer pessoa que tenha a intenção de se comunicarmos mais diferentes contexto e circunstancias. Aguçar a imaginação, aflorar emoções, informar, pretender a atenção, estimular o espírito critico, contribuir para a formação dos alunos para o prazer do novo e do lúdico e a finalidade deste projeto. Para dar conta desses desafios e para ler com prazer elaborarmos ações que ora envolvera a participação de todos na escola. E tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Sarau de Leitura” tem como objetivos incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visa também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de texto. Denominado “Sarau de Leitura”, o projeto constitui-se basicamente no incentivo da leitura, escrita e criatividade dos estudantes, por meio da utilização de poesia, seminário, júri simulado, dramatizações, peças teatrais, danças, festival de musicas e etc., juntamente com um livro de literatura e um caderno de registros. Além disso, o estudante deverá preparar de forma criativa, uma apresentação desse livro para socializar suas aprendizagens com a turma.

PUBLICO ALVO: Alunos de todas as turmas.

OBJETIVO GERAL:
Oferecer subsídios para um ensino que permita aos estudantes o uso eficaz da leitura e produção de textos e dos benefícios decorrentes dessas pratica como a diminuição do fracasso escolar e a possibilidade efetiva do exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·                    Organizar um trabalho participativo de modo a propiciar reflexões sobre o uso da língua.
·                    Ampliar o repertorio dos alunos acerca dos gêneros textuais e o domínio de recursos lingüísticos.
·                    Reorganizar atividades propostas que promovam um contato maior com os mais diferentes gêneros e suportes.
·                    Ler, identificar, produzir textos em situações reais, considerando sua finalidade, os possíveis leitores.

CONTEUDOS:

·                    Poesias dramatizadas;
·                    Recital de poesias;
·                    Propaganda de livro;
·                    Danças culturais;
·                    Poesias com humor;
·                    Happy com a nova ortografia;
·                    Tabuada cantada;
·                    Biografia de autores Brasileiros e Caricatura;
·                    Musicas dramatizada;
·                    Teatro;
·                    Parodia;
·                    Seminário;
·                    Cinema;
·                    Festival d musica
·                    Júri simulado;

METODOLOGIA:

·                    Realizar saraus periódicos na escola como estratégias para atrair os alunos valorizando os talentos culturais presentes na comunidade.
·                    Mapear os grupos e convidá-los a participar.
·                    Selecionar livros da biblioteca da escola para que os alunos leiam e possam apresentar.
·                    Deixar os alunos a se expressarem nas suas diferentes linguagens, sobre o tema do sarau.
·                    Selecionar poemas com interpretações.
·                    Desenhar caricaturas de renomes na literatura brasileira.
·                    Reservar um momento para execução de filme.
·                    Convidar alunos para apresenta musicas observando a letra.
·                    Criar desafios a partir de poemas rimas e entonação.
·                    Convidar alunos a criar grupo de teatro e montarem peças e enquetes inspirados no tema do sarau.
·                    Incentivar o trabalho em equipe a auto organização, ética e solidariedade.
·                    Descontrair e resgatar a cultura, o sarau que é também uma oportunidade de conhecer melhor o universo dos alunos.
·                    Promover a autogestão, deixando que o responsável de cada oficina, organize e providencie o material necessário.
·                    Garantir a participação efetiva e motivar os mais tímidos na execução das tarefas.
·                    Fazer o registro das atividades do Sarau.

PERÍODO DE EXECUÇÃO: Um mês

AVALIAÇÃO:

 Será feita através da participação efetiva de todos.


RELATÓRIO DO PROJETO SARAU DE LEITURA

Durante o primeiro bimestre de 2011 foi trabalhado no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, um projeto sobre leitura com o seguinte tema: Sarau – Uma Pluralidade na Leitura. O principal objetivo desta iniciativa foi aguçar despertar, informar e estimular a leitura através de livros, apresentações, oficinas, etc.
Das ações idealizadas e planejadas, a culminância do projeto se concretizou no dia 18 de Abril, Dia do Livro, com diversas atividades tais como:
·                    Declaração de poemas;
·                    Poesia dramatizada;
·                    Propaganda do Livro;
·                    Festival de música (espanhol, gospel, popular e sertanejo);
·                    Dança;
·                    Poesia com humor (Patativa do Assaré);
·                    Júri simulado (Matrizes do dia-a-dia);
·                    Seminário (Pré-Modernismo / Semana da Arte Moderna);
·                    Peça teatral (A Negrinha de Monteiro Lobato);
·                    Biografias, com caricaturas;
·                    Paródia;
·                    Happy das Propriedades;
·                    Sessão de Cinema.

Considerando-se a proposta, foram atingidos os objetivos específicos tais como as habilidades de leitura e escrita bem como a possibilidade de discussão aberta sobre os mais diversos temas explorados e mencionados neste relatório. Diante do exposto acima a escola juntamente com alunos e professores empenharam com grande esforço para que este projeto tivesse um bom êxito.







Um comentário:

Seguidores